1 - Conceitos Básicos

1.1 Gestão/Administração

Segundo CHIAVENATO, a administração envolve lideranças e direcionamento de atividades executadas por todo o conjunto organizacional e em todos os níveis das organizações por pessoas com diferentes funções intencionalmente estruturadas e coordenadas para o alcance de propósitos comuns.

 

Art. 37 da C.F./88 diz que, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998).

1.2 Governança

Governança engloba a forma como o território se organiza politicamente e a participação dos diferentes segmentos da sociedade civil nos espaços de tomada de decisão. Uma gestão moderna e democrática deve combinar as diretrizes político-partidária do governante com mecanismos de atuação direta da sociedade nas decisões administrativas, sempre respeitando a diversidade e construindo instrumentos que fomentem a igualdade em diferentes níveis. O objetivo é modificar, gradualmente, a concepção de “poder público” para “serviço público”, a fim de que se estabeleçam, cada vez mais, parcerias entre governo e cidadãos. O diálogo entre os gestores públicos e a sociedade será bem-sucedido na medida em que incluir o maior número de setores civis, como ONGs, empresas, sindicatos, universidades, meios de comunicação, entre outros. Deve prever também a transparência, a prestação de contas e o livre acesso às informações da gestão pública (Cidades Sustentáveis).


1.3 - Educação

BRANDÃO, (2004 apud GADOTTI, Moacir p.45), Entende que a educação como um processo de humanidade que se dá ao longo de toda a vida, ocorrendo em casa, na rua, no trabalho, na igreja, na escola e de muitos outros modos diferentes [...] cada vez mais a educação vai se institucionalizando para orientar e controlar o desenvolvimento humano.

1.4 - Educação Ambiental

São medidas educativas para alargar de maneira significativa a conscientização Ambiental (SZABÓ JÚNIOR, 2010).

 

A atual Crise ambiental vem trazer uma crítica ao modelo de desenvolvimento, e também ao modelo epistemológico. O desafio está em repensar a educação em sua totalidade, enfrentando a sua fragmentação do conhecimento. Educar ambientalmente pressupõe investigar e refletir sobre as complexas relações socioambientais existentes possíveis, a luz da realidade concreta e presente. Pressupõe, portanto, uma intervenção integradora exigindo dos próprios educadores uma postura dialógica, tanto entre pares, no exercício da interdisciplinaridade, como os educados e comunidade, no diálogo entre os diversos saberes. ( KINDEL, Eunice Aita Isaia. Et al, pag.29)  

 

Atualmente a educação ambiental vem cada vez mais ganhando espaço, que na realidade, está sendo um pouco tarde para determinados recursos, como a água.

Curiosidade

A história da educação no Brasil começa em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do País. Movidos por intenso sentimento religioso de propagação da fé cristã, durante mais de 200 anos, os jesuítas foram praticamente os únicos educadores do Brasil. Embora tivessem fundado inúmeras escolas de ler, contar e escrever, a prioridade dos jesuítas foi sempre a escola secundária, grau do ensino onde eles organizaram uma rede de colégios de reconhecida qualidade, alguns dos quais chegaram mesmo a oferecer modalidades de estudos equivalentes ao nível superior.

Material Suplementar

Educação ambiental nas organizações públicas

  • http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao11.pdf

Exercício (Vale 1 ponto):

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