2 - Meio ambiente

2.1 - Conceito

Com base na Lei 6.938/81, artigo 3º, inciso I, que afirma: o meio ambiente é um conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”, ou seja, tudo aquilo com vida ou sem vida que está ao nosso redor.

 

Todos têm o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. (Artigo 225 C.F).

2.2 - A classificação do meio ambiente

Natural: É tudo aquilo que nasceu naturalmente, exemplo: água, ar, solo, plantas etc.



ArtificialÉ tudo aquilo que é feito pelo o homem. Exemplo: bens culturais e históricos, ambiente de trabalho, residências, hospitais, dentre outros.


2.3 - A importância do meio ambiente para os seres vivos

É justamente na biosfera (Bios = Vida, ou seja, esfera da vida. Terra) que reina a biodiversidade (isso se dá devido a distância apropriada entre a terra e o sol).

 

Biosfera é o conjunto dos ecossistemas existentes no planeta Terra. Ecosfera abrange regiões da litosfera, da hidrosfera e da atmosfera e nela encontramos 3(três) compartimentos com diferentes tipos de vida, e é onde acontece todo o ciclo da vida, um interligado o outro. São eles:

 

2.3.1 - Atmosfera (Ar)

2.3.2 - Hidrosfera (Água)

2.3.3 - Litosfera (Solo)

 

O termo Biosfera origina-se do Grego Bíos e Esfera = esfera da vida ou ecosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, sendo o maior nível de organização ecológica. Ela inclui a biota e os compartimentos terrestres com os quais a biota interage (litosfera, hidrosfera, criosfera e atmosfera), assim como seus processos e interrelações.

 

O termo foi introduzido em 1875 pelo geólogo austríaco Eduard Suess como o habitat dos seres vivos. Este conceito foi estendido para seu significado atual em 1926 pelo geoquímico russo Vladimir Vernadsky que reconheceu a biosfera como um sistema integrado de processos bióticos e abióticos.

 

As ciências da Terra reconhecem em geral quatro esferas: a litosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera, correspondendo respectivamente às rochas, à água, ao ar e à vida. Ocasionalmente são consideradas como parte das esferas da Terra a criosfera (correspondendo ao gelo) como parte distinta da hidrosfera, e a pedosfera (correspondente ao solo) como uma esfera ativa de caráter misto, sendo a quinta chamada Criosfera (kryos, que significa glacial, frio ou gelado, é originário do grego) é constituída por regiões da superfície terrestre cobertas permanentemente por gelo e neve e aquela parte do solo que contem gelo. A Criosfera (kryos, que significa glacial, frio ou gelado, é originário do grego) é constituída por regiões da superfície terrestre cobertas permanentemente por gelo e neve e aquela parte do solo que contem gelo. Cobrem 10% da superfície terrestre e têm enorme importância na regulação dos processos hídricos e atmosféricos.

 

Inclui:

  • mantos e calotas de gelo
  • geleiras
  • mar congelado (gelo marinho)
  • lagos e rios congelados
  • permafrost (solo e rochas congeladas)
  • neve sazonal

A água congelada representa 80% de toda a água doce disponível na Terra.

 

O Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Brasil, é a principal instituição de língua portuguesa que investiga a criosfera.

 

É no meio ambiente que encontramos os recursos vitais que precisamos para manter a vida na terra.


Material complementar

Vídeo - Carta escrita no ano 2070: https://www.youtube.com/watch?v=jUpVH-hjcdo