2.2 - Hidrosfera (Água)

O termo hidrosfera vem do grego: hidro + esfera = esfera da água. Compreende todos os rios, ribeirões, córregos, riachos, lagos, lagoas, mares, oceanos e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a 70% de toda a superfície terrestre, sendo que os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície terrestre é coberta por oceanos.

A hidrosfera é uma das divisões da biosfera. Incluem-se na hidrosfera todos os organismos vivos que habitam na água ou dependem dela e também todos os habitats aquáticos.

 

A hidrosfera e a atmosfera juntas permitem a vida no planeta, tendo sido também os agentes formadores dos mais importantes combustíveis fósseis: o petróleo e o carvão.

 

Compõe junto com a atmosfera e a litosfera as três principais camadas da Terra.

 

Água é uma substância líquida e incolor, insípida e inodora, essencial para a vida da maior parte dos organismos vivos e excelente solvente para muitas outras substâncias; óxido de hidrogênio. Água é configurada em uma conjunção de 2 moléculas de hidrogênio e 1 de oxigênio (H2O). Encontrada em três formas: líquido, gasoso e sólido.

 

HIDROL é a parte líquida que cobre aproximadamente 70 % da superfície terrestre, sob a forma de mares, lagos e rios.Todo ser vivo tem direito ao consumo pessoal da água, pois a mesma é vital para a sobrevivência no planeta. Exemplo de sua importância é o corpo humano, pois sua estrutura corporal é constituída em torno de 70 a 75% de água.

 

Acesso a água tratada faz parte dos direitos e garantias fundamentais que configuraria a dignidade da pessoa humana, tornando-se assim, a estrutura básica do estado e da sociedade e lembrando também que a fauna e a flora necessitam da água da mesma maneira que os humanos.

 

Em todo o mundo, a água doce é disponível somente em 3 % do total mundial, sendo que, 70% deste encontra-se no Brasil, porém, 30% está concentrado somente na Amazônia e restante espalhado em alguns estados.

 

O maior consumo da água doce (70%) vai para a agricultura e os restante (30%) divide-se entre a indústria (maior %) e o uso doméstico (ficando com o menor consumo).

 

A água doce vem dos rios, lagos e aquíferos subterrâneos.

 

Não utilizamos este recurso somente para higiene pessoal, mas também:

  • No desenvolvimento coletivo
  • Em rituais simbólicos de crença
  • Na produção de produtos alimentícios, cosméticos, bebidas, medicamentos, fabricação de tecidos...
  • No lazer,
  • Vias de transporte aquaviário.

É pelo o motivo da água ser um recurso vital para a sobrevivência do planeta e os diversos tipos de vida, que temos a obrigação e responsabilidade de preservar  e administrar ponderadamente esse patrimônio de bem comum de todos.

A Água na Wikipédia

Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. É abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre grande parte de sua superfície e é o maior constituinte dos fluidos dos seres vivos. As temperaturas do planeta permitem a ocorrência da água em seus três estados físicos principais. A água líquida, que em pequenas quantidades parece incolor, mas manifesta sua coloração azulada em grandes volumes, constitui os oceanos, rios e lagos que cobrem quase três quartos da superfície do planeta. Nas regiões polares, concentram-se as massas de gelo e vapor constitui parte da atmosfera terrestre. Mais especificamente, a água líquida tem duas fases líquida com grandes diferenças de estrutura e densidade.

 

A água possui uma série de características peculiares, como sua dilatação anômala, o alto calor específico e a capacidade de dissolver um grande número de substâncias. De fato estas peculiaridades foram favoráveis para o surgimento da vida nos oceanos primitivos da Terra, bem como propiciaram sua evolução. Atualmente, todos os seres vivos existentes precisam da água para sua sobrevivência.

 

Embora os oceanos cubram a maior parte da superfície terrestre, sua água é inadequada para o consumo humano por conta de sua salinidade. Somente uma pequena fração disponível sobre a superfície dos continentes que contém poucos sais dissolvidos, a água doce, está disponível para consumo direto. Contudo, sua distribuição não é uniforme, o que faz com que diversas regiões sofram de escassez hídrica. As atividades humanas, principalmente a agricultura, possuem grandes necessidades de retirada de água de seu leito natural, o que tem afetado negativamente sua distribuição sobre os continentes, bem como da água subterrânea.

 

A poluição hídrica compromete a qualidade da água, prejudicando a biodiversidade, bem como o abastecimento de água e a produção de alimentos. Além disso, uma parcela considerável da população mundial ainda não tem acesso à água potável, o que traz diversos problemas de saúde. A água é indispensável no modo de vida da humanidade, de forma que está fortemente ligada à cultura de todos os povos da Terra. Diante dos problemas advindos do mau uso dos recursos hídricos, surge uma nova consciência de que é necessário utilizar a água racionalmente.

 

Água doce - Menos de três por cento da água da Terra encontram-se fora das massas líquidas dos oceanos e, geralmente, possuem concentrações bem menores de sais minerais, sendo denominada como água doce. A maior parte da água doce do planeta, entretanto, está contida em geleiras continentais e nas calotas polares, com destaque para a Groenlândia e Antártida, que contêm juntas mais de 99% de todo o volume de gelo do planeta.

 

Somente 0,65% da água do planeta encontra-se sobre os continentes na forma de rios, lagos e água subterrânea. Usualmente pequenos cursos d'água surgem em altitudes elevadas e fluem para regiões mais baixas, onde ganham volume ao se juntar com outros afluentes, formando, assim, um rio, que segue até, na maioria das vezes, desaguar no oceano. Ao percorrer seu trajeto, a água leva consigo sedimentos, matéria orgânica e sais dissolvidos e os transporta até o mar. Lagos são grandes retenções de água que cobrem 1,8% da área dos continentes e não necessariamente são formados por água doce. Lagos artificiais são criados pelo represamento de rios para diversas finalidades, principalmente para geração de energia. Boa parte da água encontra-se, ainda, sob o solo, na forma de água subterrânea.